INTRODUÇÃO DA PESQUISA

Em 1995, a Aliança Cooperativa Internacional adotou a Declaração sobre Identidade Cooperativa. Posteriormente reconhecida por muitos governos e organizações multilaterais e incorporada aos próprios estatutos da ACI, a declaração define o modelo de negócios cooperativo, explicita os valores cooperativos e éticos em que se baseia e estabelece sete princípios operacionais universais aplicáveis às cooperativas de todas as tipos. Sua existência distingue as cooperativas como o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados e fundamentados em valores compartilhados. Em 2015, a ACI publicou as Notas de Orientação sobre os Princípios Cooperativos com o objetivo de apoiar a aplicação dos princípios à governança e à operação das cooperativas no século XXI.

No 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado em dezembro de 2021 em Seul, na Coreia, a ACI lançou uma ampla reflexão e consultas destinadas a aprofundar nossa identidade cooperativa e explorar quão bem a declaração vem resistindo ao teste do tempo. Liderada pelo Grupo Consultivo de Identidade Cooperativa, um órgão criado pelo Conselho de Diretores da ACI, a consulta abordará diversas questões, entre as quais: A identidade cooperativa está definida adequadamente? Ele é amplamente compreendida? A atuação das cooperativas é condizente com a identidade cooperativa? Se não, por quê? É necessária uma nova interpretação dos princípios à luz dos desafios e oportunidades contemporâneos? É necessária alguma mudança na expressão formal de nossa identidade? Podem ser desenvolvidas outras ferramentas para melhorar a compreensão das cooperativas sobre a identidade cooperativa e estimular ações de sua parte que sejam condizentes com ela?

Em tempos de crise como os que vivemos, a identidade cooperativa é mais importante que nunca. A participação da comunidade cooperativa global nesta consulta para aprofundar nossa identidade é vital. Para auxiliar o Grupo Consultivo no planejamento de seu trabalho, as cooperativas de todo o mundo, seus membros e funcionários e todas as outras pessoas familiarizadas com cooperativas são convidadas a responder a esta breve pesquisa. Esperamos que você possa dedicar alguns minutos de seu tempo para isso e que compartilhe este link com outras pessoas. Se tiver alguma dúvida sobre a pesquisa, por favor, entre em contato com Santosh Kumar em Kumar@ica.coop.
 
Ao final da pesquisa, perguntamos se você gostaria de participar de uma consulta mais ampla. Se sua resposta for "sim", adicionaremos seu e-mail à nossa lista, e você receberá informações sobre os próximos eventos.
 
Obrigada por sua participação!
 
Alexandra Wilson
Presidente, Grupo Consultivo de Identidade Cooperativa da ACI
 
 
Esta pesquisa foi traduzida para o português com a ajuda da OCB.

T