Apresentação do Programa

Prezado(a)s.,

Respondendo aos novos desafios e dinâmicas na indústria do turismo internacional, particularmente a procura de experiências locais autênticas, e atendendo à visão estratégica nacional de diversificar a oferta turística no país, o Banco Mundial apoiará um programa piloto de capacitação beneficiando 10 empreendedores turísticos em Cabo Verde. O programa, focado nesta primeira edição na ilha de São Vicente, procurará providenciar os conhecimentos e ferramentas para criar e comercializar novas experiências locais autênticas e satisfazer a procura inexplorada através de diferentes canais de venda, incluindo as plataformas digitais.

Com a capacitação e ferramentas adequadas, os empreendedores nacionais podem criar e proporcionar experiências locais que mergulhem os visitantes na cultura e tradições de Cabo Verde, proporcionando benefícios significativos para a população local, comunidades e o ambiente. O objectivo deste programa piloto será apoiar operadores turísticos em São Vicente a conceber, testar e comercializar tais experiências de conteúdo turístico local. Haverá um forte enfoque na construção de parcerias entre operadores (B2B) e entre operadores e clientes finais (B2C) nos diferentes canais de vendas turísticos.

O programa conta com cinco componentes principais de capacitação e assistência técnica:

1) Prontidão para o Mercado & Autenticidade – a definição e importância de estar “Market Ready”; a importância da parceria ao invés da concorrência com outras empresas locais.

2) Alinhamento entre o Produto e o Mercado – cobrindo tópicos tais como nichos de mercado para experiências locais, experiências locais de elevado benefício e interesse turístico, identificação de mercados-alvo, e diferentes canais de venda.

3) Desenvolvimento do Protótipo da Experiência - o processo passo-a-passo para conceber uma experiência local interactiva e imersiva.

4) Apuramento e Teste da Experiência – apresentação, por parte dos participantes seleccionados, das respectivas experiências para efeitos de mobilização de parceiros (ou seja, empresas de turismo, hotéis, meios de comunicação, etc.) e para obter feedback que melhore as experiências e desenvolva parcerias de vendas.

5) Formação e Apoio de Marketing - criação de canais de venda directos e indirectos; apoio à criação de presença nas plataformas de social media e de agências de viagem online.

O programa irá ocorrer ao longo de 5 meses, de Outubro de 2021 a Fevereiro de 2022, através de uma combinação de sessões de formação online e sessões de coaching individual providenciadas por peritos de turismo internacionais e locais. O programa inclui módulos para introduzir os tópicos-chave, discussões e sessões de perguntas e respostas, e módulos práticos a exemplificar os conceitos e procedimentos, exigindo em termos de carga horária cerca de 10 horas por semana.

 As candidaturas estão abertas a empresas turísticas, operadores como artistas, artesãos ou músicos, e também organizações culturais e comunitárias que tenham possibilidade de desenvolver experiências e produtos turísticos. O processo de selecção inicia com o presente inquérito online inicial de candidatura (que estará aberto até 31 de Agosto), após o qual serão seleccionados e entrevistados os beneficiários pré-selecionados, antes da avaliação e selecção final.

 Como parte interessada activa no desenvolvimento do turismo em Cabo Verde e São Vicente, esperamos contar com a sua colaboração, quer através de uma candidatura directa, quer referenciando e divulgando o programa àqueles que possam estar interessados em candidatar-se. Caso tenha alguma questão ou comentário pode contactar a equipa através do email vgamalopes@worldbank.org ou através da caixa de comentários do formulário. 

T