Você conhece alguma população com problemas genéticos?

Censo Nacional de Isolados (CENISO)

 

O INAGEMP, Instituto Nacional e Tecnologia do CNPq, é um grupo de pesquisa dedicado à Genética Médica Populacional (www.inagemp.bio.br). Desde 2009, possui um Censo Nacional de Isolados (CENISO) de populações brasileiras com alta frequência de doenças ou características mono ou oligogênicas ou expostas a fatores de risco genéticos (Ex.: endocruzamento), ambientais (Ex.: talidomida), ou desconhecidos, para a ocorrência de algum transtorno do desenvolvimento físico ou mental.

Este censo é especializado em isolados populacionais e “clusters” de doenças chamadas genéticas. É o primeiro passo em direção a um centro especializado em pesquisa e normativas de atenção médica destes tipos de patologias, oferecendo serviços de suporte técnico e metodológico aos geneticistas e às comunidades afetadas.

O CENISO está interessado em qualquer “rumor” ou certeza sobre grupos populacionais que você achar conveniente nos informar. Caso você conheça mais de uma população afetada, preencha o formulário para cada uma delas.

 

Agradecemos pelo seu interesse e participação.

 

Equipe Ceniso

T