Diálogo Estruturado sobre Participação Juvenil

No âmbito do 2º ciclo do Diálogo Estruturado, sobre Participação Juvenil, o Conselho Nacional de Juventude vem submeter um questionário que visa compilar os principais desafios da participação dos jovens portugueses na vida democrática. A Presidência Dinamarquesa elaborará uma resolução sobre a temática, a ser adoptada pelo Conselho Europeu da Primavera.

A Presidência dinamarquesa colocará o enfoque na promoção da criatividade, capacidade de inovação e talento dos jovens, enquanto instrumentos para a sua participação activa na sociedade e aumento da empregabilidade no mercado de trabalho.

Embora haja várias respostas e soluções, foram identificadas duas dimensões importantes:
1) Participação dos jovens na democracia institucional, em especial nas eleições
2) Associativismo juvenil, em especial na redução dos encargos burocráticos e requisitos legais para a participação.

O Comité Director Europeu para o 2º Ciclo do Diálogo Estruturado, coordenado pelo Fórum Europeu de Juventude, elaborou um questionário a ser conduzido em todos os Estados-Membros. Desta forma, todos os jovens europeus terão a oportunidade de se pronunciar sobre os desafios para o associativismo e participação juvenil.

Cabe ao Grupo de Trabalho Nacional, coordenado pelo CNJ, a aplicação do inquérito a nível nacional e o envio dos resultados para o Comité Director Europeu.

Os contributos deverão ser feitos até 9 de Fevereiro, sendo posteriormente compilados os resultados e apresentados a nível europeu.

T