Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Digital
(1/2)

PESQUISADORAS: Ms. Glaucia Margonari Bechara Rodrigues (CRP-06/90971), Priscila Firmino Gonçalves Pecoli (CRP-06/85468) e Dra. Fani Eta Korn Malerbi (CRP-06/1924)
 
Convidamos você para participar da presente pesquisa voltada para psicólogos(as) que trabalham ou trabalharam, direta ou indiretamente, com pessoas com diabetes. 
Solicitamos que reserve 15 minutos para responder o questionário. Para que os dados inseridos não sejam perdidos, pedimos que faça o preenchimento dos dados ininterruptamente até sua conclusão.
Antes de aceitar o convite e participar voluntariamente desta pesquisa é importante esclarecer a justificativa, o objetivo, o procedimento, os possíveis riscos e os benefícios.
Sua participação é muito importante, e no futuro pode ser útil para muitas pessoas, porém a participação é voluntária. A qualquer momento, você poderá solicitar esclarecimentos, recusar ou desistir de participar da pesquisa. Em todos esses casos você não sofrerá prejuízos, não será prejudicado(a) ou responsabilizado(a).
 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PESQUISA

- Justificativa para realização da pesquisa: Hoje se sabe que a atuação em saúde para assistência à pessoa com diabetes precisa de um olhar biopsicossocial. A prática de um profissional de psicologia poderia sustentar ativamente a promoção de saúde, prevenção de doenças, a importância do cuidado aos aspectos emocionais e sofrimento humano envolvidos no diagnóstico e tratamento do diabetes. Por esse motivo, é preciso compreender as especificidades da atuação dos psicólogos no Brasil para pensarmos na necessidade de novas políticas públicas;
- Objetivo da pesquisa: Mapear e identificar as características de como os(as) psicólogos(as) atuam com pessoas com diabetes e seus familiares no Brasil, e conhecer quais são os tipos de intervenções psicológicas utilizadas.
- População da pesquisa: serão incluídos psicólogos(as) com conselho de classe ativo. É mandatório que o(a) psicólogo(a) atue ou tenha atuado com pessoas com diagnóstico de diabetes.
- Procedimento ao qual será submetida(o): Responder as perguntas de um questionário online.
- Riscos em participar da pesquisa: sentir cansaço, caso isso aconteça a pessoa poderá interromper a atividade e retomá-la mais tarde; sentir vergonha por não entender alguma pergunta, caso isso aconteça a pessoa poderá avisar e as pesquisadoras que oferecerão apoio emocional e explicarão o que a pergunta quer dizer.
0 of 27 answered
 

T